quinta-feira, 27 de maio de 2010

Sagara: feito Rosa para o Sertão
Cultura, Identidade e Sustentabilidade
Como um canto heroico a ecoar!
Não se admire se, à guisa de Rosa, prosa muita por aqui for enredada, pra florear o que, na verdade, é o que de mais horizonte(de tão grande e longe e ardente!) se pretende: que esse chão semeado dê frutos e, mais importante, dê sementes pra mais semear...
Que aqui, seus moços e moças, profesoras e doutores, o que vale mesmo é a palavra "crescer", de ir mais longe e mais alto. Mas se assuntar ilimitado, boca-ouvido aqui e adiante, vai acabar descobrindo que o que arrodeia e instiga o bom crescimento é a dignidade do trabalho pra toda a gente, a doçura do bem fazer, da partilha sem canseira, da natureza adulada pra num desfazer da gente... E tem muita gente desfeiteando ela. Dá que um dia ela embronca e resolve desfeitear nós também...
O Urucuia é ázigo, que o doutor Rosa disse. E num é que se adiverte co'a situação? afinal, num se curva a num ser de própria vontade e melhor num tentar prender ele não, que vira água que só, esse mundão de progresso! Melhor fingir disintendido co'ele. Que ele passa de mansinho e num se rebela.
E o sertão é todo canto. Parece Deus, ma num é? E diz seu Rosa que só entrando nele pra sair. E é o que a gente tem feito. Vamo engendrando, remoendo os gomos da imaginação e perdendo a disciplina, que é pra poder a alma sobejar. E pra isso é que a gente festeja. Convida os amigo, os parceiro, os vizinho de cerca e de mundo, e mostra pra que que é a gente veio: é pra fazer bonito! É pra fazer unido! E dispois, multiplicar! E se sabe, que o doutor Rosa é que assuntou pros vento desenfreado do sertão, que "sapo num pula por buniteza, mas por pricisão" Que o crescimento, sinhozinho, o desenvolvimento com a região toda indo junta, todo mundo num toada só, com os mesmo princípio e entusiasmo, é buniteza. Mas nós num faz isso só pra belezura e porque gosta, simplesmente, não. Nós faz é porque necessita que seja feito. E bem feito!
Sagarana de agora a pouco vai sobrar sinhozinho.... Via partilhar o saber que nós sabemos e agigantar tal qual sertão: UM TODO SÓ. Esse cantinho apartado de terra aqui, miúdo e arredio, misterioso e encantado, vai ser como canto heroico de saberes e riquezas, de preservação e beleza, a ecoar por aí...... Então só resta - e nós gosta - oces vim cantar e dançar co'a a gente! Boa Festa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário